ATA DA DÉCIMA QUARTA SESSÃO SOLENE DA SEGUNDA SESSÃO
LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA TERCEIRA LEGISLATURA, EM 21-5-2002.
Aos vinte e um dias do mês de maio do ano dois mil e
dois, reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal
de Porto Alegre. Às dezessete horas e vinte e um minutos, constatada a
existência de quórum, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos da
presente Sessão, destinada a homenagear a Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG,
pela passagem dos seus setenta e cinco anos de fundação, nos termos do
Requerimento nº 076/02 (Processo nº 1636/02), de autoria do Vereador Haroldo de
Souza. Compuseram a MESA: o Vereador José Fortunati, Presidente da Câmara
Municipal de Porto Alegre; o Senhor Norberto Hoffman, Diretor Regional da
Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG; o Capitão Nilo Guibone de Castro,
representante do Comando Militar do Sul; o Coronel Irani Siqueira, Assessor
Parlamentar do Comando Militar do Sul; o Vereador Haroldo de Souza, na ocasião,
Secretário “ad hoc”. Também, foram registradas as presenças do Senhor Cláudio
Candiota, representante da Associação dos Bancos; o Senhor Carlos Gastaud
Gonçalves, representante da Federação das Associações Empresariais do Rio
Grande do Sul - FEDERASUL; o Senhor Hermes Ribeiro de Souza Filho,
representante da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul -
FARSUL; o Senhor Danilo Kehl Martins, Presidente do Sindicato das Empresas de
Turismo no Estado do Rio Grande do Sul - SINDETUR. A seguir, o Senhor Presidente
convidou a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional e, após,
concedeu a palavra aos Vereadores que falariam em nome da Casa. O Vereador
Haroldo de Souza, em nome das Bancadas do PHS e do PTB, prestou sua homenagem à
Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG - pelo transcurso do seu septuagésimo quinto
aniversário, historiando a fundação e a evolução das atividades da empresa e
lembrando a importância do trabalho realizado pelo Senhor Rubem Berta para o
desenvolvimento da VARIG. O Vereador Adeli Sell, em nome da Bancada do PT,
saudou o transcurso dos setenta e cinco anos de fundação da Viação Aérea
Rio-Grandense - VARIG, salientando a capacidade de gestão apresentada pelos
seus diretores e funcionários e a relevância da contribuição prestada pela empresa
para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul. O Vereador João Carlos
Nedel, em nome da Bancada do PPB, discorreu sobre a evolução histórica da
aviação comercial, homenageando a Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG - pelos
seus setenta e cinco anos de existência e destacou o caráter pioneiro e
inovador apresentado pelo Senhor Otto Ernst Mayer, um dos fundadores da empresa
hoje homenageada. O Vereador Fernando Záchia, em nome das Bancadas do PMDB e
PSDB, mencionou sua relação pessoal com a Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG,
notadamente através dos vínculos profissionais e pessoais de familiares de Sua
Excelência com essa empresa. Também, analisou os reflexos da qualificação dos
quadros funcionais da VARIG nos serviços por ela prestados. O Vereador Isaac
Ainhorn, em nome da Bancada do PDT, afirmou a justeza da homenagem hoje
prestada pela Casa ao septuagésimo quinto aniversário de fundação da Viação
Aérea Rio-Grandense - VARIG, cumprimentando o Vereador Haroldo de Souza pela
iniciativa da presente solenidade e abordando a posição de respeito e confiança
obtida pela VARIG frente ao povo gaúcho. O Vereador Raul Carrion, em nome da
Bancada do PC do B, congratulou os diretores e funcionários da Viação Aérea
Rio-Grandense - VARIG - pelos setenta e cinco anos de fundação dessa companhia,
lembrando que a introdução da aviação comercial no Brasil foi realizada pela
VARIG. Ainda, destacou a qualidade dos serviços prestados pela empresa
homenageada aos seus clientes. O Vereador Carlos Alberto Garcia, em nome da
Bancada do PSB, teceu considerações sobre a participação do Senhor Rubem Berta
na história da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, bem como a política
funcional adotada pela empresa, no sentido de proporcionar melhores condições
de trabalho aos seus funcionários e qualificar os serviços da companhia. A
seguir, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao Senhor Norberto Hoffman que,
em nome da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, agradeceu a homenagem hoje
prestada pela Câmara Municipal de Porto Alegre aos setenta e cinco anos de
fundação da empresa. Após, o Senhor Presidente convidou os presentes para, em
pé, ouvirem a execução do Hino Rio-Grandense e, nada mais havendo a tratar,
agradeceu a presença de todos e declarou encerrados os trabalhos às dezoito horas
e vinte e quatro minutos, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão
Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo
Vereador José Fortunati e secretariados pelo Vereador Haroldo de Souza, como
Secretário "ad hoc". Do que eu, Haroldo de Souza, Secretário "ad
hoc", determinei fosse lavrada a presente Ata que, após distribuída em
avulsos e aprovada, será assinada pelos Senhores 1ª Secretário e Presidente.
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Estão abertos os trabalhos da presente
Sessão Solene, destinada a homenagear os setenta e cinco anos de fundação da
VARIG ocorrido no dia 07 de maio de 2002.
Compõem
a Mesa o Dr. Norberto Hoffmann, Diretor Regional da VARIG; Dr. Nilo Guibone de
Castro, representante do Comando Militar do Sul; Sr. Cel. Irani Siqueira,
Assessor Parlamentar do Comando Militar do Sul. Também nos dão a alegria e a
honra da sua presença o Dr. Cláudio Candiota, representante da Associação dos
Bancos; Dr. Carlos Gastaud Gonçalves, representante da FEDERASUL; Dr. Hermes
Ribeiro de Souza Filho, representante da FARSUL. Quero saudar os senhores
dirigentes e representantes de autarquias federais, estaduais e municipais,
senhores dirigentes e funcionários da VARIG.
Convidamos
todos os presentes para ouvir o Hino Nacional.
(Ouve-se
o Hino Nacional.)
Gostaríamos,
ainda, de registrar a presença do Sr. Danilo Martins, Presidente do SINDETUR.
Esta
Sessão Solene, que tem como proponente o Ver. Haroldo de Souza, foi aprovada
por todas as Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores desta Casa. Não
temos dúvidas de que o Ver. Haroldo de Souza está traduzindo, com muita
propriedade, os sentimentos, não somente das Sr.ªs Vereadoras e dos
Srs. Vereadores que ocupam o Parlamento da Capital de todos os gaúchos, como
também o sentimento de todos os porto-alegrenses e de todos os gaúchos. A
Viação Aérea do Rio Grande do Sul sempre se notabilizou como um grande exemplo
para o nosso Estado, para o nosso País.
Internacionalmente
falando, do ponto de vista do transporte aéreo, a VARIG foi, ao longo do tempo,
sendo forjada com muita garra, com muita força e, hoje, é um símbolo do Brasil
e que, sem dúvida alguma, leva para todos os países deste imenso Continente e,
certamente, para grande parte dos países da Europa e do mundo inteiro a
bandeira do nosso querido Brasil. Por isso quero, como Presidente da Câmara
Municipal de Porto Alegre, cumprimentar a direção, funcionários e todos os
colaboradores da nossa querida VARIG, tendo a certeza de que, apesar dos
sobressaltos, apesar de muitas vezes estar enfrentando crises - que não é uma
crise da VARIG, mas internacional do setor aeroviário - continua dando
demonstrações da sua grandeza, da sua pujança e do seu trabalho.
O
Ver. Haroldo de Souza falará em nome do seu partido, o PHS, e em nome do PTB.
O SR. HAROLDO DE SOUZA: Sr. Presidente, Sr.ªs
Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda
os componentes da Mesa e demais presentes.) Ano de 1927, a aviação comercial
alça seus primeiros vôos no mundo. No Brasil, navega entre o sonho e a ousadia.
Até que numa pequena sala da Associação Comercial de Porto Alegre, uma reunião
de idealistas, mais audaciosos do que sonhadores, tendo à frente Otto Meyer, o
criador da VARIG, marca a decolagem do principal e mais importante capítulo da
história do transporte aéreo brasileiro. Naquele dia 7 de maio de 1927 nascia a
Sociedade Anônima Empresa de Viação Aérea Rio-Grandense, a VARIG, cuja certidão
de nascimento, os estatutos da empresa, eram não mais do que um documento com
vários propósitos, símbolos e compromissos pela construção de um ideal, que a
história provou ser nobre, e que é motivo de orgulho para o Brasil e para todos
os brasileiros.
Do
primeiro avião, o Atlântico, de nove passageiros e velocidade de 180
quilômetros horários, ao Boing 777 de hoje, o avião comercial mais moderno do
mundo, com capacidade para duzentos e oitenta e sete passageiros, a uma
velocidade de quase mil quilômetros horários.
Conta-se
aí uma verdadeira epopéia de homens e máquinas, onde o nome Ruben Berta o
primeiro funcionário e seu presidente, de 1941 a 1966, destaca-se não apenas
como símbolo, mas como exemplo de desprendimento e organização.
O
primeiro vôo que fiz, a primeira vez que viajei de avião, com aquele friozinho
na barriga, tradicional, foi num Electra, aquele com a salinha lá no fundo. Companhia?
VARIG.
Sempre
fui um apaixonado pela aviação, sempre achei que profissões que fazem um
gigante decolar e sobrevoar oceanos, ligando continentes, são ocupações
fantásticas do homem e da mulher. Como aquela história de que o primeiro beijo
a gente nunca esquece, o primeiro vôo está gravado no fundo da minha memória,
para a qual eu volto com incrível facilidade, pois na minha vida eu me vejo, às
vezes, recordando de forma emocionada os momentos que me marcaram.
A
VARIG entrou assim na minha vida, a VARIG permaneceu na minha vida, levando-me
para todos os cantos deste planeta, e despertando em mim aquele sentimento de
orgulho, pois ela, VARIG, sempre esteve entre as maiores companhias de aviação
do mundo.
Orgulho
que se acentuou ainda mais quando, ao vir embora para o Rio Grande do Sul, de
forma rápida passei a curtir, passei a admirar e me orgulhar das coisas desses
pagos.
A
Viação Aérea Rio-Grandense, que chega aos seus setenta e cinco anos de vida, é
coisa gaúcha, é coisa nossa, é coisa deste chão! É um pedaço gostoso deste Rio
Grande amado, que começou com o fascinante Dornier Wal, fantástica aeronave dos
idos de 1927, ao Boeing 777, um gigante no ar no começo de um novo século. A
VARIG é a VARIG porque soube acompanhar o trajeto feito por essa fantástica
máquina que é inventada pelo homem. Desde o check-in
ao desembarque no local do destino a VARIG, ao longo desses setenta e cinco
anos, procurou estar ao lado e, às vezes, até na frente na corrida das
companhias que buscam, cada vez mais, fazer de nossos vôos sonhos colocados nas
asas da nossa imaginação. Os serviços de bordo, ah os serviços de bordo da
VARIG; os procedimentos e técnicas de manutenção ou de treinamento! Em tudo o
que fez a VARIG em setenta e cinco anos tem a ousadia daquele punhado de
gaúchos liderados por Otto Meyer e depois pelo grande Ruben Berta.
Nós
temos de, ainda, ao destacar a VARIG, falar que ela está na minha vida de todas
as maneiras, realizando os meus sonhos profissionais e até na companhia de quem
comigo, ao longo de grande parte da minha vida, é figura exponencial de minhas
realizações: minha esposa foi orgulhosamente uma comissária de bordo desses
gigantes que embalam nossos sonhos de voar, e foi ela, a comissária de bordo
Vera Maria Brum da Costa de Souza, que escreveu isso aqui a respeito da nossa
VARIG, dos gaúchos, que têm orgulho da terra: “Eu que me considero integrante
da família VARIG por ter dividido com ela minha vida ao longo de dezesseis
anos, rasgando os céus do Brasil e do mundo nesses setenta e cinco anos, quero
homenageá-la na figura dos seus funcionários. E, quando falamos em homenagear a
VARIG, falamos em Ruben Berta, que deixou um legado de exemplo de
profissionalismo: acima de Presidente, um exemplo de humanismo, de firmeza, de
dedicação total e de amor aos seus funcionários por quem tinha profundo
respeito e profunda gratidão.
Quando
entrei para a VARIG, em 1977, Ruben Berta já havia deixado este nosso plano
terrestre, ganhou mais altura que os seus aviões e foi ser o guardião eterno
dos vôos de suas aeronaves, e com a proteção Dele, Deus, Ruben Berta continua
com a sua tarefa de chefiar, de proteger e de vigiar a nossa VARIG.
E
para que o sonho, o desejo de Ruben Berta continuasse sendo realidade de uma
empresa sadia, segura, pudesse ser a VARIG, nascida nos idos de 1927, os
presidentes que o sucederam continuaram a investir em alta tecnologia, em
eficiência no seu corpo de profissionais, em rapidez na solução dos problemas
para continuar fazendo da sua ‘menina’ essa poderosa e instigante ‘mulher’, que
reina e que impera soberana nos céus do Brasil; e, respeitada, ocupa lugar de
destaque entre as aeronaves que, pelos céus do mundo, transportam a maior
riqueza dos seres humanos, que é a própria vida.
Dos
meus dezesseis anos de vida na VARIG, muitos foram os amigos e amigas, mas
trago guardado no fundo do meu peito o carinho, o respeito e os ensinamentos de
um dos seguidores de Ruben Berta, o Sr. Fernando Siqueira Farias. A VARIG só é
grande por figuras como o senhor, que está inserido na história dessa gigante
do ar que é a nossa VARIG. O seu Farias fazia do Aeroporto Salgado Filho uma
extensão de sua casa, e de seus funcionários, seus filhos e irmãos, tamanho era
o carinho e amor que sempre dispensou a todos. E a resposta era a eficiência em
todos os segmentos da empresa.
Ao
senhor, seu Farias, nosso eterno e querido chefe, muito obrigado, em meu nome e
em nome de todos aqueles que tiveram o privilégio da sua companhia, e que a
VARIG continue iluminada de pessoas como o senhor, que não descuidem um minuto sequer
da nossa VARIG.
Agora,
com setenta e cinco anos de vida é que ela precisa de mais carinho, de mais
atenção, de mais respeito de todos, para que ela, VARIG, possa continuar sendo
um orgulho do nosso Rio Grande, um orgulho do nosso Brasil.
Respeito
aos seus funcionários, carinho com suas aeronaves é o que sonham as pessoas que
amam de verdade essa história tão bonita, escrita nos céus do Brasil e do
mundo.”
Esse
é o depoimento da comissária de bordo e ex-instrutora da VARIG, minha esposa,
Vera Maria Brum da Costa de Souza, a Verinha da VARIG. E, para completar o
vínculo familiar dos Souza à “família variguiana”, minha filha Marcella Helena
cursa o direito de ser comissária, e eu ainda espero voar sob a proteção das
asas da VARIG tendo o atendimento da minha filhota como comissária de bordo.
Será o sonho de uma menina moça nas asas da grande VARIG, ou de outra
companhia, e, indiretamente, a realização de um sonho meu, cujo destino
reservou-me outros meios de buscar a emoção e dividi-la com as pessoas que
formam o meu mundo de amizade, de carinho e de respeito.
Receba
pois, Sr. Norberto Hoffmann, competente e vibrante com as coisas que faz pela
sua, pela nossa VARIG, Diretor Regional da empresa aérea que é um orgulho dos
gaúchos e dos brasileiros, esta pequena mas apaixonada homenagem deste Vereador
e de todos os demais funcionários que buscam fazer desta Casa, a Casa do Povo
de Porto Alegre, uma entidade merecedora do respeito e do carinho de todos os
porto-alegrenses.
Ninguém
chega aos setenta e cinco anos de vibração e de realizações por acaso. A Viação
Aérea Rio-Grandense, a VARIG está inserida na vida dos gaúchos e dos
brasileiros, porque só o estilo VARIG de atendimento, que tem conquistado
clientes das mais diversas nacionalidades, por estar em sintonia com o que
existe de melhor no mundo, somando o calor humano de seus funcionários, que são
parte do calor humano do povo brasileiro, à tecnologia avançada da aviação, é
que a nossa VARIG atingiu os mais altos padrões internacionais de qualidade.
Quando
um avião decola, além do formidável empuxo de suas turbinas, o que passa a
contar é a equipe de mulheres e homens, que colocam a sua competência e
habilidade a serviço de muitos.
No
momento mágico que essas máquinas alçam vôo, o sucesso empolga a todos, e é
fascinante lembrar que tudo isso começou por tecnologias concebidas por Santos
Dumont, apenas vinte anos antes do nascimento da VARIG.
Num
Electra da VARIG, fiz meu primeiro vôo. Num Boing de dimensões
intercontinentais, vou voar, na noite da próxima segunda-feira, com destino a
Tóquio, sonhando com o pentacampeonato para o Brasil, e, mais uma vez,
embalando o sonho nas asas da VARIG - uma criação de gaúchos para o orgulho do
Brasil. Parabéns, grande VARIG! Muito obrigado. (Palmas.)
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Adeli Sell está com a palavra e
falará em nome do Partido dos Trabalhadores.
O SR. ADELI SELL: Sr. Presidente, Sr.ªs
Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais
presentes.) Em nome da Bancada do meu Partido, o Partido dos Trabalhadores,
saudamos a VARIG pela passagem dos seus setenta e cinco anos de existência, e
registramos o desenvolvimento economico-social que trouxe essa importante
Empresa, essa corporação, para o nosso Estado, o Rio Grande do Sul.
Os
benefícios que a VARIG tem nos trazido, colocando o nome do nosso Estado,
Viação Aérea Rio Grande do Sul, nos quadrantes do mundo, como já foi bem
colocado pelo proponente desta homenagem, Ver. Haroldo de Souza, levando as
pessoas - com seus sonhos – a se deslocarem de um canto a outro!
Mas
eu quero lembrar que, neste momento de grande crise por que está passando o
mundo, e a nossa vizinha, a Argentina, quando ouvimos que algumas empresas,
lastimavelmente, de uma tradição impressionante vêm a falir, nós temos a
pujança da VARIG. Tenho a certeza de que, pela sua capacidade de gestão, que
não é só de um homem ou de uma equipe de dirigentes, mas também dos seus
funcionários e também daqueles que nela apostam, essa empresa terá longos e longos
anos de trabalho em benefício do nosso Estado, daqueles que nela trabalham e do
desenvolvimento social que qualquer empresa desse porte traz para as pessoas.
E, de um modo muito especial, eu queria dizer que, pensando no setor de
turismo, a VARIG tem sido mestre, tem-nos ensinado muito sobre esse potencial,
que consiste no deslocamento de pessoas.
E
nós queremos que a VARIG traga para Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul - já
que tem linhas, conexões, para o mundo inteiro -, mais e mais pessoas que venham
conhecer este Estado e esta Cidade, na qual a VARIG se criou e se consolidou.
Eu
vejo aqui alguns operadores do turismo, pessoas que me ensinaram, nesses meus
anos de Câmara, principalmente, o quanto é importante a questão do turismo para
o desenvolvimento econômico e social, a geração de emprego e renda.
Nós
queremos, juntos, os operadores de turismo, nós queremos, juntos, o Poder
Público, cada vez mais, fazer com que haja, neste Estado, a possibilidade de as
pessoas, pela qualidade de vida que têm, pelo que aqui ganham, se deslocarem
para conhecer o mundo, para conhecer o Velho Mundo, conhecer a distante
Austrália, bem como conhecer os Estados Unidos.
Mas
nós também queremos dizer, já que, sem dúvida nenhuma, estamos no espelho do
mundo – e a VARIG foi muito importante para nos colocar nesse patamar – que
venham visitar o nosso Estado e a nossa Cidade. Parabéns à VARIG! Parabéns a
nós, gaúchos e gaúchas, que acreditamos naquilo que é nosso! Muito obrigado.
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. João Carlos Nedel está com a
palavra em nome do Partido Progressista Brasileiro.
O SR. JOÃO CARLOS NEDEL: Sr. Presidente, Sr.ªs
Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais
presentes.) Santos Dumont, o Pai da Aviação, que nunca aceitou o fato de que
sua invenção fosse utilizada para fins bélicos, idealizava que o avião deveria
servir para unir as pessoas, como meio de transporte e de lazer, como ele mesmo
havia feito, ao deslocar-se em suas aeronaves, em Paris, para assistir à ópera
ou visitar amigos.
Infelizmente,
não pôde o realizador do sonho de Ícaro acompanhar a evolução vivida pela
aviação, que se tornou importante meio de encurtar distâncias e de aproximar os
povos, facilitando a integração social, política e econômica das nações.
Quando
veio a falecer, em 1932, não podia sequer imaginar que uma pequena empresa,
recém-criada no Rio Grande do Sul, com o nome de S. A. Empresa de Aviação Aérea
Rio-Grandense, haveria de se tornar não só uma das maiores empresas do País
como também a maior empresa de aviação comercial da América Latina e uma das
líderes do mercado mundial.
De
Santos Dumont até a VARIG de hoje, a história da aviação comercial tem a marca
do gênio, da criatividade, da inteligência, da perseverança e da versatilidade
brasileira. É uma história vitoriosa e nobre, motivo de orgulho para o Brasil
e, de modo muito especial, para o Rio Grande do Sul.
Senhoras
e Senhores, é com esse orgulho que hoje esta Casa homenageia a VARIG pelos
setenta e cinco anos de existência, por sugestão do preclaro Ver. Haroldo de
Souza, a quem saúdo e cumprimento pela iniciativa.
Porto
Alegre pode ser considerada o berço da VARIG, pois foi numa pequena sala da
Associação Comercial desta Cidade, cuja entidade, nesta solenidade, Carlos
Gastão Gonçalves representa, que se realizou a memorável reunião entre homens
idealistas, audaciosos e sonhadores, liderados por Otto Ernest Mayer, que se
converteria na decolagem do principal e mais importante capítulo da história do
transporte aéreo brasileiro.
Daí
o nosso orgulho pela história da VARIG, que se constitui em uma verdadeira
epopéia de homens e máquinas, onde o nome Ruben Berta, o primeiro funcionário e
seu Presidente de 1941 a 1966, destaca-se não apenas como um símbolo, mas como
um exemplo de desprendimento e dedicação à organização. Porto Alegre, através
de seus Vereadores, únicos e legítimos representantes da vontade do povo desta
Cidade, particularmente da Bancada do Partido Progressista Brasileiro, por meu
intermédio e em nome dos Vereadores João Antonio Dib, Pedro Américo Leal e Beto
Moesch, quer cumprimentar a VARIG e manifestar a seus dirigentes, suas
tripulações, suas equipes de administração e manutenção, enfim, a toda a sua
eficiente equipe de colaboradores, o orgulho que sente por essa empresa gaúcha
e brasileira, cujas aeronaves já transportaram mais de duzentos e dez milhões
de passageiros em mais dois milhões e quinhentos mil vôos, percorrendo uma
trajetória equivalente a mais de doze mil e duzentas viagens à lua.
Parabéns
à VARIG, essa exemplar empresa de capital privado que atua nos mercados
nacional e internacional, utilizando a qualidade, a segurança e a rentabilidade
como pilares essenciais do sucesso a que não abdica jamais.
Parabéns
pelo empenho que aplica no fortalecimento do mercado, emulando a livre
iniciativa e o aperfeiçoamento no sistema de transportes aéreos. Parabéns pelos
empregos que produz, pelos impostos que paga, pelo desenvolvimento que
estimula, pelos serviços que presta, pelo desenvolvimento de pessoas que
disponibiliza, por sua contribuição social e econômica a nosso País. E o nosso
desejo de que seja perene essa trajetória vitoriosa que hoje completa setenta e
cinco anos. Muito obrigado. (Palmas.)
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Fernando Záchia está com a
palavra e falará em nome do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e do
Partido da Social Democracia Brasileira.
O SR. FERNANDO ZÁCHIA: Sr. Presidente e Srs. Vereadores. (Saúda
os componentes da Mesa e demais presentes.) Inicialmente, justifico, tenho dois
cunhados que são pilotos da VARIG, o meu sogro é ex-piloto da VARIG e tenho o
orgulho de ser casado com a neta de Ruben Berta. Tenho essa relação dentro da
empresa com a família, e sempre, através de histórias da minha sogra, do meu
sogro, conheci as dificuldades naturais iniciais da VARIG, uma empresa pequena,
que com o seu crescimento, com as dificuldades de uma empresa porto-alegrense,
gaúcha, expandindo-se no Brasil e sendo referencial do mundo. Depois, a vida
levou-me, como dirigente de futebol do Internacional, a viajar pelo Brasil e
pelo mundo, e, com orgulho sempre, fora do Brasil, a VARIG servia como
referencial; sempre quando nós nos identificávamos como brasileiros, a VARIG,
para a relação que tínhamos com aquele país, era um referencial importante, e
aí ficava na figura posterior de Vereador, imaginando a importância que a
homenagem que o Ver. Haroldo de Souza propõe, para que possamos comemorar os
setenta e cinco anos da VARIG, uma empresa que tinha lá o seu objetivo inicial,
uma empresa porto-alegrense, uma empresa gaúcha, uma empresa brasileira.
Quanto
cresceu a VARIG, quanto levou-nos ao mundo, quanto projetou a nossa Cidade e o
nosso Estado! Claro que isso não foi feito, inicialmente, pelo Sr. Otto, não
foi feito pelo Sr. Ruben, foi feito pela sua história, pelos seus funcionários.
A
VARIG tem esse sucesso, e lá no seu início foi dito sobre a política e o
conceito da empresa, mas os funcionários, ao longo desses setenta e cinco anos,
souberam fazer isso com uma exemplar exatidão. A participação dos funcionários
da VARIG no comando, na fundação, mas também no comando da empresa, fez com que
eles valorizassem essa empresa como se de fato fosse deles. Eu penso que está
aí, talvez, parece-me, o grande segredo do sucesso da VARIG. A conseqüência da
qualidade do serviço, da qualidade dos vôos, do atendimento, do conceito da
VARIG sempre iniciou nessa relação com o seu quadro funcional. Quando
constatamos, nós, homens públicos, que ficamos sempre preocupados sempre, Ver.
Carlos Alberto Garcia, que o bem-estar da sociedade seja permanente, eu penso
que a VARIG nos dá um exemplo. Essa relação, essa justiça social interna dos
seus funcionários, essa relação, essa justiça social interna dos seus funcionários,
essa relação do cuidado e da atenção do serviço social para a família
variguiana, para os funcionários, para os seus dependentes, é exemplar. Essa
participação dos funcionários na fundação, com todos os benefícios que a
fundação gera na expectativa e na realidade desses funcionários é um exemplo e
foi servido como exemplo para que outras empresas, meu caro Diretor Hoffmann,
pudessem seguir esse caminho. Penso que a VARIG está de parabéns, mas em
especial estão de parabéns os seus colaboradores, os seus funcionários, aqueles
homens que fizeram e fazem, ao longo de todos esses anos, a história da aviação
brasileira, a história da aviação mundial, que orgulhosamente, para nós
porto-alegrenses, a história da aviação começou aqui em Porto Alegre, começou
com a VARIG, começou com a participação de todos os seus funcionários e,
principalmente, de todos os seus colaboradores. Então, a todos, os meus
cumprimentos e, em um momento de uma reflexão, eu acho que os senhores e as
senhoras podem sem dúvida alguma participar ou compartilhar dessa alegria. Os
senhores e as senhoras fizeram e fazem parte do sucesso dessa empresa. Parabéns
a todos. Muito obrigado. (Palmas.)
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Isaac Ainhorn está com a palavra
em nome da Bancada do PDT.
O SR. ISAAC AINHORN: Sr. Presidente, Sr.ªs
Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais
presentes.) Esta oportunidade, a partir da iniciativa do Ver. Haroldo de Souza,
é extremamente importante, esta homenagem à Viação Aérea Rio-Grandense. E para
nós, do PDT - e eu falo em meu nome, do Ver. Nereu D’Avila, do Ver. Ervino
Besson, do Ver. João Bosco Vaz, do Ver. Humberto Goulart -, para nós tem um
significado todo especial, pura e obviamente por duas razões: de um lado, pelo
nosso bairrismo, que ainda é uma coisa muito presente, é o orgulho dessa
empresa gaúcha, nascida aqui, em 1927, e que completa setenta e cinco anos, com
a primeira rota: Rio Grande/ Pelotas/ Porto Alegre, e curiosamente numa das regiões
que mais enfrenta problemas do ponto de vista econômico. Mas para nós do
Partido Democrático Trabalhista tem um significado todo especial. Digo isso,
porque, em inúmeros momentos, tive a oportunidade de privar de alguns
depoimentos, ainda no exílio do Dr. Leonel Brizola e do Dr. João Goulart, e
testemunhar o carinho que esses homens públicos sempre tiveram com relação à
VARIG, e também à sua história, seus dirigentes e, muito especialmente, ao Dr.
Ruben Berta.
Recordo-me
um dos depoimentos, e esta intervenção serve para registrar nos Anais desta
Casa a referência da rota Porto Alegre-Buenos Aires, conquistada nos idos de 50
com a intervenção do Dr. Getúlio Vargas, e o Dr. Brizola foi a Buenos Aires com
o Dr. Ruben Berta para audiência especial com o então Presidente da Argentina
Juan Domingo Perón, na busca da autorização para essa rota, Porto Alegre-Buenos
Aires. Tudo isso faz parte da história do Rio Grande, da história da VARIG, da
história da aviação e diz muito próximo a toda esta história, ao ponto do
Presidente nacional do nosso Partido ter uma identidade que ele se orgulha
muito de usar e exibir, que é uma carteirinha singular da VARIG, que lhe
permite viajar permanentemente nos vôos da VARIG, sem pagar a tarifa; porque
para cada isenção, para cada gratuidade há um custo, os senhores sabem, na
tarifa do transporte.
Mas
queria referir a importância de toda essa história - mas o tempo não me
proporciona -, a figura importante de Ruben Berta nesse processo de história da
VARIG; é tão importante, é tão presente que aí se confunde a própria VARIG com
a história de Ruben Berta, que ele foi destacado como uma das “Personalidades
que Marcaram o Século XX no nosso Estado”. Isso ocorreu há alguns anos, por
iniciativa do jornal Zero Hora, e é
uma referência fundamental na história empresarial da nossa Cidade, do nosso
Estado.
Relembro
aqui o fato ocorrido em 1957, quando Ruben Berta foi indicado como “Homem de
Visão” daquele ano, pela revista Visão,
homenageando a VARIG e toda a aviação
brasileira quando a ele se referiam como “O gaúcho que plantou a bandeira
brasileira no coração de Nova Iorque”.
Eu
teria muito mais questões para falar. Sou signatário de um estudo aqui desta
Casa - já há algum tempo - e gostaria de convidar o Ver. Haroldo de Souza para
ser autor dessa proposição de instituir o Prêmio Funcionário Destaque Ruben
Berta, aqui nesta Casa. Homenageamos escritores aqui nesta Casa, homenageamos
inúmeras figuras em várias áreas do conhecimento, ciências, tecnologia. E está
na hora de reconhecermos, no mês de maio, coincidindo com uma das experiências
de sucesso que é a Fundação Ruben Berta. Apesar das dificuldades e dos
obstáculos que a VARIG passa, e nós sabemos que não é uma dificuldade inerente
à VARIG, é uma dificuldade inerente à aviação comercial no mundo inteiro, nós
temos que prestigiar esse tipo de trabalho singular, revolucionário, que criou
um caminho extremamente importante do ponto de vista de gestão social. Gostaria
de, numa próxima oportunidade, trazer uma consulta que Ruben Berta fez ao
iminente trabalhista Alberto Pasqualini, pedindo seu parecer para formular a
criação de uma das mais extraordinárias experiências de gestões de natureza
social e socializante que é a Fundação Ruben Berta. Essa é uma experiência
extraordinária, singular e que tem de ser muito aprofundada; com uma visão
profunda de justiça social e que não está enraizada numa burocrática,
ultrapassada e superada visão, muitas vezes, tão-somente estatizante.
A
VARIG, com todas as dificuldades, nesse seu 75.º aniversário, gaúcha, é uma das
experiências mais extraordinárias em termos de gestão social e socializante que
nós temos em nosso País e, quiçá, no mundo inteiro. Muito obrigado. (Palmas.)
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Raul Carrion está com a palavra
pelo Partido Comunista do Brasil.
O SR. RAUL CARRION: Sr. Presidente e Srs. Vereadores. (Saúda
os componentes da Mesa e demais presentes.) Há setenta e cinco anos foi
introduzida a aviação comercial no Brasil, através da Fundação da VARIG -
Viação Aérea Rio-Grandense. Iniciativa pioneira, na pátria de Santos Dumont, de
desbravadores de larga visão que madrugaram na área da aviação. Verdadeiros
aventureiros do progresso que se arriscavam, na infância da aviação, rasgando
os céus em aeronaves, com pouquíssimos recursos técnicos, arriscando a própria
vida. Ao comemorar a saga desses setenta e cinco anos da VARIG nos vem,
inevitavelmente, à memória, a figura do grande escritor e piloto francês
Saint-Exupèry e de seus livros: Terra dos
Homens, Vôo Noturno, Correio do Sul, Piloto de Guerra, entre outros, onde narra, com tanto humanismo, a
epopéia desses homens que desbravaram a aviação. Ele mesmo, desaparecido em um
vôo em missão de guerra.
Da
mesma forma é impossível falar na aviação no Brasil sem destacar a contribuição
dada pela VARIG ao passado, ao presente e, certamente, ao futuro da nossa
pátria. O próprio desenvolvimento econômico brasileiro é inseparável da
trajetória vitoriosa da VARIG. Empresa conhecida e respeitada
internacionalmente, um dos símbolos do nosso País no mundo. A maior empresa de
transporte aéreo da América Latina, transportando quase doze milhões de
passageiros ao ano, atendendo a dezoito países de quatro continentes, além de
trinta e seis cidades dentro do Brasil.
Hoje, em conseqüência das
políticas neoliberais que vêm destruindo as economias dos chamados países
periféricos, como o Brasil, levando à sua desindustrialização e
desnacionalização, mesmo um colosso como a VARIG enfrenta dificuldades
econômicas; pois operando internacionalmente enfrenta custos financeiros,
tributários e operacionais muitas vezes superiores aos da concorrência. Por
isso mesmo, impõe-se um novo rumo para o Brasil, que rompa com a atual lógica
neoliberal que já levou a Argentina, o México e tantos outros países para a
falência.
Um
outro Brasil é possível, com um outro modelo de desenvolvimento, baseado no
mercado interno e na poupança interna, que implemente políticas públicas, que
amparem as empresas genuinamente nacionais como a VARIG - por isso lutamos.
Parabéns, em nome da Bancada do PC do B, um forte abraço e longa vida a VARIG!
Muito obrigado. (Palmas.)
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Carlos Alberto Garcia está com a
palavra em nome do PSB.
O SR. CARLOS ALBERTO GARCIA: Sr. Presidente, Sr.ªs
Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais
presentes.) Uma saudação especial também às agências de turismo, que levam essa
mensagem do dia-a-dia e fazem com que as pessoas cheguem até a VARIG.
Muito
aqui se disse, e eu sou o último parlamentar a falar, sobre os setenta e cinco
anos da VARIG, mas quero resgatar alguma coisa sobre o Sr. Ruben Berta, que
nunca foi um atuante na política, mas sempre fez política própria e soube ser
socialista como ninguém. Doou as ações da empresa; criou a Fundação Ruben Berta
e doou as ações aos funcionários para que eles próprios pudessem gerir a
empresa. Esse é um dos modelos que se busca, mas poucos são aqueles que o
conseguem atingir.
Vou
tentar falar de algo que não se falou até agora. Eu, pelo menos, cada vez que
viajo pela VARIG, gosto de ler a revista Ícaro e, neste ano, tive a
oportunidade de ler a epopéia, contando a sua primeira viagem, que levou vários
tempos, porque foi parando em diversos lugares.
Mas
a VARIG tem uma qualidade, a qualidade dos serviços, do atendimento de seus
funcionários, do atendimento de bordo, que é característica da marca VARIG, e a
qualidade da promoção do homem, da carreira, da ascensão e da aspiração. A
VARIG é um dos poucos lugares em que as pessoas permanecem, às vezes, toda a
vida, o que é coisa rara, principalmente, no mundo atual.
Poderíamos,
também, dizer que, se fizéssemos uma pesquisa sobre empresas de aviação,
imediatamente surgiria a empresa VARIG. Mas nós estamos vivendo um novo tempo,
e o dia 11 de setembro de 2001 foi um divisor de águas. As pessoas, o mundo
começou a ter medo, mas as agências tiveram a sensibilidade de mostrar que
existe medo, que existe angústia, mas que voar ainda é o meio mais seguro e
mais rápido de se comunicar pessoalmente. É por isso que, dentro dessa visão, o
tempo urge, mas podemos dizer que “voar é preciso”. E se voar é preciso, então
podemos usar um velho refrão que a VARIG tem: “O jeito VARIG de voar.” Parabéns
a essa empresa que, ao longo de seus setenta e cinco anos, tem mostrado a
capacidade de gerir e de buscar novos empregos, mas principalmente a visão de
humanização. Parabéns a todos vocês que atuam na VARIG. Muito obrigado.
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Sr. Norberto Hoffmann, Diretor Regional
da VARIG, está com a palavra.
O SR. NORBERTO HOFFMANN: Sr. Presidente, Sr.ªs
Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais
presentes.) (Lê.) “A VARIG é considerada pioneira, ao fazer setenta e cinco
anos com a mesma disposição e fé que levaram seus fundadores a criá-la em 1927.
Nessa data a aviação comercial alça seus primeiros vôos no mundo. No Brasil,
navega entre o sonho e a ousadia, até que numa pequena sala da Associação
Comercial de Porto Alegre uma reunião de idealistas, mais audaciosos que
sonhadores, tendo à frente Otto Ernest Meyer, o criador da VARIG, marca a
decolagem do principal e mais importante capítulo do transporte aéreo
brasileiro.
Nesse
dia nascia a S/A Empresa de Viação Aérea Rio-Grandense, a VARIG, cuja certidão
de nascimento, os estatutos da empresa, aprovados pelos primeiros acionistas,
era não mais do que um documento com vários propósitos e muitas assinaturas,
símbolos de compromissos pela construção de um ideal, que a história provou ser
nobre e que é motivo de orgulho para o Brasil e para os brasileiros.
Do
primeiro avião, o Atlântico, que transportava nove passageiros a 180 km/h, ao
Boeing 777, que hoje é o avião comercial mais moderno do mundo com capacidade de
transportar mais de trezentos passageiros a uma velocidade de quase 1.000 km/h
conta-se uma verdadeira epopéia de homens e máquinas, e onde o nome de Ruben
Berta - o primeiro funcionário da VARIG, e seu Presidente de 1941 a 1966 -
destaca-se não apenas como um símbolo, mas como um exemplo de desprendimento e
de dedicação.
A
VARIG começou com uma linha de apenas 270 km - Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande
-, que no seu primeiro ano de atividade realizou oitenta e cinco vôos,
transportou seiscentos e cinqüenta e dois passageiros e voou duzentas e dez
horas. Atualmente, em conjunto com a Rio-Sul e a Nordeste, opera a maior e a
mais completa rede de linhas do Brasil, servindo cento de dez cidades. Para o
exterior voa diretamente para vinte e sete destinos em dezoito países em quatro
continentes. E a partir do seu ingresso na Star Alliance, a maior aliança de
companhias aéreas do mundo, passou a oferecer maiores facilidades para o seu
passageiro, que agora pode alcançar com rapidez e conforto qualquer ponto do globo
terrestre.
Hoje,
setenta e cinco anos depois, a pioneira VARIG - primeira empresa de aviação
comercial do Brasil - ostenta números que a consagram como a maior companhia do
País e da América Latina e uma das líderes do mercado mundial: nesses setenta e
cinco anos de existência transportou mais de duzentos e dez milhões de
passageiros, voou mais de sete milhões de horas, realizou mais de dois milhões
e quinhentos mil vôos, e seus aviões deram cerca de cento e quinze mil voltas
ao redor da terra.
Além
de brilhar na fuselagem dos modernos aviões pelos céus do mundo, a marca VARIG
tornou-se sinônimo de aviação entre brasileiros e paradigma de qualidade entre
passageiros do mundo inteiro. Mais do que isso: é um dos símbolos do Brasil
mais respeitados no exterior.
Os
setenta e cinco anos de fundação da VARIG são, assim, um acontecimento que não
se limita ao âmbito da empresa, mas tem amplitude nacional por estar ligado ao
início da aviação comercial brasileira que nasceu com ela. Por isso, está
festejando a data com a mesma fé, o mesmo vigor e a mesma ousadia que marcaram
os seus primeiros passos. Sua trajetória na indústria da aviação comercial
prova que os acionistas pioneiros estavam certos em acreditar e apostar na
empresa. E os principais indicadores da economia globalizada sinalizam aos
acionistas de hoje que é hora de decolar para outros desafios e novos
horizontes.
A
VARIG vem cumprindo ao longo desses anos um compromisso assumido com o País:
quando uma empresa brasileira – e sobretudo gaúcha - faz sucesso no exterior,
quem faz sucesso é o Brasil.
Com
esse breve relato, em nome da VARIG e de todos os seus colaboradores, os
presentes e os não-presentes, queremos agradecer esta especial homenagem
prestada pela Câmara Municipal de Porto Alegre.” Muito obrigado. (Palmas.)
(Não
revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Convidamos a todos para, em pé, ouvirmos
o Hino Rio-Grandense.
(Ouve-se
o Hino Rio-Grandense.)
Estão
encerrados os trabalhos da presente Sessão.
(Encerra-se
a Sessão às 18h24min.)
* * * * *