ATA DA DÉCIMA QUARTA SESSÃO SOLENE DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA TERCEIRA LEGISLATURA, EM 21-5-2002.

 


Aos vinte e um dias do mês de maio do ano dois mil e dois, reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezessete horas e vinte e um minutos, constatada a existência de quórum, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos da presente Sessão, destinada a homenagear a Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, pela passagem dos seus setenta e cinco anos de fundação, nos termos do Requerimento nº 076/02 (Processo nº 1636/02), de autoria do Vereador Haroldo de Souza. Compuseram a MESA: o Vereador José Fortunati, Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre; o Senhor Norberto Hoffman, Diretor Regional da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG; o Capitão Nilo Guibone de Castro, representante do Comando Militar do Sul; o Coronel Irani Siqueira, Assessor Parlamentar do Comando Militar do Sul; o Vereador Haroldo de Souza, na ocasião, Secretário “ad hoc”. Também, foram registradas as presenças do Senhor Cláudio Candiota, representante da Associação dos Bancos; o Senhor Carlos Gastaud Gonçalves, representante da Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul - FEDERASUL; o Senhor Hermes Ribeiro de Souza Filho, representante da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL; o Senhor Danilo Kehl Martins, Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio Grande do Sul - SINDETUR. A seguir, o Senhor Presidente convidou a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional e, após, concedeu a palavra aos Vereadores que falariam em nome da Casa. O Vereador Haroldo de Souza, em nome das Bancadas do PHS e do PTB, prestou sua homenagem à Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG - pelo transcurso do seu septuagésimo quinto aniversário, historiando a fundação e a evolução das atividades da empresa e lembrando a importância do trabalho realizado pelo Senhor Rubem Berta para o desenvolvimento da VARIG. O Vereador Adeli Sell, em nome da Bancada do PT, saudou o transcurso dos setenta e cinco anos de fundação da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, salientando a capacidade de gestão apresentada pelos seus diretores e funcionários e a relevância da contribuição prestada pela empresa para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul. O Vereador João Carlos Nedel, em nome da Bancada do PPB, discorreu sobre a evolução histórica da aviação comercial, homenageando a Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG - pelos seus setenta e cinco anos de existência e destacou o caráter pioneiro e inovador apresentado pelo Senhor Otto Ernst Mayer, um dos fundadores da empresa hoje homenageada. O Vereador Fernando Záchia, em nome das Bancadas do PMDB e PSDB, mencionou sua relação pessoal com a Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, notadamente através dos vínculos profissionais e pessoais de familiares de Sua Excelência com essa empresa. Também, analisou os reflexos da qualificação dos quadros funcionais da VARIG nos serviços por ela prestados. O Vereador Isaac Ainhorn, em nome da Bancada do PDT, afirmou a justeza da homenagem hoje prestada pela Casa ao septuagésimo quinto aniversário de fundação da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, cumprimentando o Vereador Haroldo de Souza pela iniciativa da presente solenidade e abordando a posição de respeito e confiança obtida pela VARIG frente ao povo gaúcho. O Vereador Raul Carrion, em nome da Bancada do PC do B, congratulou os diretores e funcionários da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG - pelos setenta e cinco anos de fundação dessa companhia, lembrando que a introdução da aviação comercial no Brasil foi realizada pela VARIG. Ainda, destacou a qualidade dos serviços prestados pela empresa homenageada aos seus clientes. O Vereador Carlos Alberto Garcia, em nome da Bancada do PSB, teceu considerações sobre a participação do Senhor Rubem Berta na história da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, bem como a política funcional adotada pela empresa, no sentido de proporcionar melhores condições de trabalho aos seus funcionários e qualificar os serviços da companhia. A seguir, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao Senhor Norberto Hoffman que, em nome da Viação Aérea Rio-Grandense - VARIG, agradeceu a homenagem hoje prestada pela Câmara Municipal de Porto Alegre aos setenta e cinco anos de fundação da empresa. Após, o Senhor Presidente convidou os presentes para, em pé, ouvirem a execução do Hino Rio-Grandense e, nada mais havendo a tratar, agradeceu a presença de todos e declarou encerrados os trabalhos às dezoito horas e vinte e quatro minutos, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador José Fortunati e secretariados pelo Vereador Haroldo de Souza, como Secretário "ad hoc". Do que eu, Haroldo de Souza, Secretário "ad hoc", determinei fosse lavrada a presente Ata que, após distribuída em avulsos e aprovada, será assinada pelos Senhores 1ª Secretário e Presidente.

 

 


O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Estão abertos os trabalhos da presente Sessão Solene, destinada a homenagear os setenta e cinco anos de fundação da VARIG ocorrido no dia 07 de maio de 2002.

Compõem a Mesa o Dr. Norberto Hoffmann, Diretor Regional da VARIG; Dr. Nilo Guibone de Castro, representante do Comando Militar do Sul; Sr. Cel. Irani Siqueira, Assessor Parlamentar do Comando Militar do Sul. Também nos dão a alegria e a honra da sua presença o Dr. Cláudio Candiota, representante da Associação dos Bancos; Dr. Carlos Gastaud Gonçalves, representante da FEDERASUL; Dr. Hermes Ribeiro de Souza Filho, representante da FARSUL. Quero saudar os senhores dirigentes e representantes de autarquias federais, estaduais e municipais, senhores dirigentes e funcionários da VARIG.

Convidamos todos os presentes para ouvir o Hino Nacional.

 

(Ouve-se o Hino Nacional.)

 

Gostaríamos, ainda, de registrar a presença do Sr. Danilo Martins, Presidente do SINDETUR.

Esta Sessão Solene, que tem como proponente o Ver. Haroldo de Souza, foi aprovada por todas as Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores desta Casa. Não temos dúvidas de que o Ver. Haroldo de Souza está traduzindo, com muita propriedade, os sentimentos, não somente das Sr.ªs Vereadoras e dos Srs. Vereadores que ocupam o Parlamento da Capital de todos os gaúchos, como também o sentimento de todos os porto-alegrenses e de todos os gaúchos. A Viação Aérea do Rio Grande do Sul sempre se notabilizou como um grande exemplo para o nosso Estado, para o nosso País.

Internacionalmente falando, do ponto de vista do transporte aéreo, a VARIG foi, ao longo do tempo, sendo forjada com muita garra, com muita força e, hoje, é um símbolo do Brasil e que, sem dúvida alguma, leva para todos os países deste imenso Continente e, certamente, para grande parte dos países da Europa e do mundo inteiro a bandeira do nosso querido Brasil. Por isso quero, como Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, cumprimentar a direção, funcionários e todos os colaboradores da nossa querida VARIG, tendo a certeza de que, apesar dos sobressaltos, apesar de muitas vezes estar enfrentando crises - que não é uma crise da VARIG, mas internacional do setor aeroviário - continua dando demonstrações da sua grandeza, da sua pujança e do seu trabalho.

O Ver. Haroldo de Souza falará em nome do seu partido, o PHS, e em nome do PTB.

 

O SR. HAROLDO DE SOUZA: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Ano de 1927, a aviação comercial alça seus primeiros vôos no mundo. No Brasil, navega entre o sonho e a ousadia. Até que numa pequena sala da Associação Comercial de Porto Alegre, uma reunião de idealistas, mais audaciosos do que sonhadores, tendo à frente Otto Meyer, o criador da VARIG, marca a decolagem do principal e mais importante capítulo da história do transporte aéreo brasileiro. Naquele dia 7 de maio de 1927 nascia a Sociedade Anônima Empresa de Viação Aérea Rio-Grandense, a VARIG, cuja certidão de nascimento, os estatutos da empresa, eram não mais do que um documento com vários propósitos, símbolos e compromissos pela construção de um ideal, que a história provou ser nobre, e que é motivo de orgulho para o Brasil e para todos os brasileiros.

Do primeiro avião, o Atlântico, de nove passageiros e velocidade de 180 quilômetros horários, ao Boing 777 de hoje, o avião comercial mais moderno do mundo, com capacidade para duzentos e oitenta e sete passageiros, a uma velocidade de quase mil quilômetros horários.

Conta-se aí uma verdadeira epopéia de homens e máquinas, onde o nome Ruben Berta o primeiro funcionário e seu presidente, de 1941 a 1966, destaca-se não apenas como símbolo, mas como exemplo de desprendimento e organização.

O primeiro vôo que fiz, a primeira vez que viajei de avião, com aquele friozinho na barriga, tradicional, foi num Electra, aquele com a salinha lá no fundo. Companhia? VARIG.

Sempre fui um apaixonado pela aviação, sempre achei que profissões que fazem um gigante decolar e sobrevoar oceanos, ligando continentes, são ocupações fantásticas do homem e da mulher. Como aquela história de que o primeiro beijo a gente nunca esquece, o primeiro vôo está gravado no fundo da minha memória, para a qual eu volto com incrível facilidade, pois na minha vida eu me vejo, às vezes, recordando de forma emocionada os momentos que me marcaram.

A VARIG entrou assim na minha vida, a VARIG permaneceu na minha vida, levando-me para todos os cantos deste planeta, e despertando em mim aquele sentimento de orgulho, pois ela, VARIG, sempre esteve entre as maiores companhias de aviação do mundo.

Orgulho que se acentuou ainda mais quando, ao vir embora para o Rio Grande do Sul, de forma rápida passei a curtir, passei a admirar e me orgulhar das coisas desses pagos.

A Viação Aérea Rio-Grandense, que chega aos seus setenta e cinco anos de vida, é coisa gaúcha, é coisa nossa, é coisa deste chão! É um pedaço gostoso deste Rio Grande amado, que começou com o fascinante Dornier Wal, fantástica aeronave dos idos de 1927, ao Boeing 777, um gigante no ar no começo de um novo século. A VARIG é a VARIG porque soube acompanhar o trajeto feito por essa fantástica máquina que é inventada pelo homem. Desde o check-in ao desembarque no local do destino a VARIG, ao longo desses setenta e cinco anos, procurou estar ao lado e, às vezes, até na frente na corrida das companhias que buscam, cada vez mais, fazer de nossos vôos sonhos colocados nas asas da nossa imaginação. Os serviços de bordo, ah os serviços de bordo da VARIG; os procedimentos e técnicas de manutenção ou de treinamento! Em tudo o que fez a VARIG em setenta e cinco anos tem a ousadia daquele punhado de gaúchos liderados por Otto Meyer e depois pelo grande Ruben Berta.

Nós temos de, ainda, ao destacar a VARIG, falar que ela está na minha vida de todas as maneiras, realizando os meus sonhos profissionais e até na companhia de quem comigo, ao longo de grande parte da minha vida, é figura exponencial de minhas realizações: minha esposa foi orgulhosamente uma comissária de bordo desses gigantes que embalam nossos sonhos de voar, e foi ela, a comissária de bordo Vera Maria Brum da Costa de Souza, que escreveu isso aqui a respeito da nossa VARIG, dos gaúchos, que têm orgulho da terra: “Eu que me considero integrante da família VARIG por ter dividido com ela minha vida ao longo de dezesseis anos, rasgando os céus do Brasil e do mundo nesses setenta e cinco anos, quero homenageá-la na figura dos seus funcionários. E, quando falamos em homenagear a VARIG, falamos em Ruben Berta, que deixou um legado de exemplo de profissionalismo: acima de Presidente, um exemplo de humanismo, de firmeza, de dedicação total e de amor aos seus funcionários por quem tinha profundo respeito e profunda gratidão.

Quando entrei para a VARIG, em 1977, Ruben Berta já havia deixado este nosso plano terrestre, ganhou mais altura que os seus aviões e foi ser o guardião eterno dos vôos de suas aeronaves, e com a proteção Dele, Deus, Ruben Berta continua com a sua tarefa de chefiar, de proteger e de vigiar a nossa VARIG.

E para que o sonho, o desejo de Ruben Berta continuasse sendo realidade de uma empresa sadia, segura, pudesse ser a VARIG, nascida nos idos de 1927, os presidentes que o sucederam continuaram a investir em alta tecnologia, em eficiência no seu corpo de profissionais, em rapidez na solução dos problemas para continuar fazendo da sua ‘menina’ essa poderosa e instigante ‘mulher’, que reina e que impera soberana nos céus do Brasil; e, respeitada, ocupa lugar de destaque entre as aeronaves que, pelos céus do mundo, transportam a maior riqueza dos seres humanos, que é a própria vida.

Dos meus dezesseis anos de vida na VARIG, muitos foram os amigos e amigas, mas trago guardado no fundo do meu peito o carinho, o respeito e os ensinamentos de um dos seguidores de Ruben Berta, o Sr. Fernando Siqueira Farias. A VARIG só é grande por figuras como o senhor, que está inserido na história dessa gigante do ar que é a nossa VARIG. O seu Farias fazia do Aeroporto Salgado Filho uma extensão de sua casa, e de seus funcionários, seus filhos e irmãos, tamanho era o carinho e amor que sempre dispensou a todos. E a resposta era a eficiência em todos os segmentos da empresa.

Ao senhor, seu Farias, nosso eterno e querido chefe, muito obrigado, em meu nome e em nome de todos aqueles que tiveram o privilégio da sua companhia, e que a VARIG continue iluminada de pessoas como o senhor, que não descuidem um minuto sequer da nossa VARIG.

Agora, com setenta e cinco anos de vida é que ela precisa de mais carinho, de mais atenção, de mais respeito de todos, para que ela, VARIG, possa continuar sendo um orgulho do nosso Rio Grande, um orgulho do nosso Brasil.

Respeito aos seus funcionários, carinho com suas aeronaves é o que sonham as pessoas que amam de verdade essa história tão bonita, escrita nos céus do Brasil e do mundo.”

Esse é o depoimento da comissária de bordo e ex-instrutora da VARIG, minha esposa, Vera Maria Brum da Costa de Souza, a Verinha da VARIG. E, para completar o vínculo familiar dos Souza à “família variguiana”, minha filha Marcella Helena cursa o direito de ser comissária, e eu ainda espero voar sob a proteção das asas da VARIG tendo o atendimento da minha filhota como comissária de bordo. Será o sonho de uma menina moça nas asas da grande VARIG, ou de outra companhia, e, indiretamente, a realização de um sonho meu, cujo destino reservou-me outros meios de buscar a emoção e dividi-la com as pessoas que formam o meu mundo de amizade, de carinho e de respeito.

Receba pois, Sr. Norberto Hoffmann, competente e vibrante com as coisas que faz pela sua, pela nossa VARIG, Diretor Regional da empresa aérea que é um orgulho dos gaúchos e dos brasileiros, esta pequena mas apaixonada homenagem deste Vereador e de todos os demais funcionários que buscam fazer desta Casa, a Casa do Povo de Porto Alegre, uma entidade merecedora do respeito e do carinho de todos os porto-alegrenses.

Ninguém chega aos setenta e cinco anos de vibração e de realizações por acaso. A Viação Aérea Rio-Grandense, a VARIG está inserida na vida dos gaúchos e dos brasileiros, porque só o estilo VARIG de atendimento, que tem conquistado clientes das mais diversas nacionalidades, por estar em sintonia com o que existe de melhor no mundo, somando o calor humano de seus funcionários, que são parte do calor humano do povo brasileiro, à tecnologia avançada da aviação, é que a nossa VARIG atingiu os mais altos padrões internacionais de qualidade.

Quando um avião decola, além do formidável empuxo de suas turbinas, o que passa a contar é a equipe de mulheres e homens, que colocam a sua competência e habilidade a serviço de muitos.

No momento mágico que essas máquinas alçam vôo, o sucesso empolga a todos, e é fascinante lembrar que tudo isso começou por tecnologias concebidas por Santos Dumont, apenas vinte anos antes do nascimento da VARIG.

Num Electra da VARIG, fiz meu primeiro vôo. Num Boing de dimensões intercontinentais, vou voar, na noite da próxima segunda-feira, com destino a Tóquio, sonhando com o pentacampeonato para o Brasil, e, mais uma vez, embalando o sonho nas asas da VARIG - uma criação de gaúchos para o orgulho do Brasil. Parabéns, grande VARIG! Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Adeli Sell está com a palavra e falará em nome do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. ADELI SELL: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Em nome da Bancada do meu Partido, o Partido dos Trabalhadores, saudamos a VARIG pela passagem dos seus setenta e cinco anos de existência, e registramos o desenvolvimento economico-social que trouxe essa importante Empresa, essa corporação, para o nosso Estado, o Rio Grande do Sul.

Os benefícios que a VARIG tem nos trazido, colocando o nome do nosso Estado, Viação Aérea Rio Grande do Sul, nos quadrantes do mundo, como já foi bem colocado pelo proponente desta homenagem, Ver. Haroldo de Souza, levando as pessoas - com seus sonhos – a se deslocarem de um canto a outro!

Mas eu quero lembrar que, neste momento de grande crise por que está passando o mundo, e a nossa vizinha, a Argentina, quando ouvimos que algumas empresas, lastimavelmente, de uma tradição impressionante vêm a falir, nós temos a pujança da VARIG. Tenho a certeza de que, pela sua capacidade de gestão, que não é só de um homem ou de uma equipe de dirigentes, mas também dos seus funcionários e também daqueles que nela apostam, essa empresa terá longos e longos anos de trabalho em benefício do nosso Estado, daqueles que nela trabalham e do desenvolvimento social que qualquer empresa desse porte traz para as pessoas. E, de um modo muito especial, eu queria dizer que, pensando no setor de turismo, a VARIG tem sido mestre, tem-nos ensinado muito sobre esse potencial, que consiste no deslocamento de pessoas.

E nós queremos que a VARIG traga para Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul - já que tem linhas, conexões, para o mundo inteiro -, mais e mais pessoas que venham conhecer este Estado e esta Cidade, na qual a VARIG se criou e se consolidou.

Eu vejo aqui alguns operadores do turismo, pessoas que me ensinaram, nesses meus anos de Câmara, principalmente, o quanto é importante a questão do turismo para o desenvolvimento econômico e social, a geração de emprego e renda.

Nós queremos, juntos, os operadores de turismo, nós queremos, juntos, o Poder Público, cada vez mais, fazer com que haja, neste Estado, a possibilidade de as pessoas, pela qualidade de vida que têm, pelo que aqui ganham, se deslocarem para conhecer o mundo, para conhecer o Velho Mundo, conhecer a distante Austrália, bem como conhecer os Estados Unidos.

Mas nós também queremos dizer, já que, sem dúvida nenhuma, estamos no espelho do mundo – e a VARIG foi muito importante para nos colocar nesse patamar – que venham visitar o nosso Estado e a nossa Cidade. Parabéns à VARIG! Parabéns a nós, gaúchos e gaúchas, que acreditamos naquilo que é nosso! Muito obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. João Carlos Nedel está com a palavra em nome do Partido Progressista Brasileiro.

 

O SR. JOÃO CARLOS NEDEL: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Santos Dumont, o Pai da Aviação, que nunca aceitou o fato de que sua invenção fosse utilizada para fins bélicos, idealizava que o avião deveria servir para unir as pessoas, como meio de transporte e de lazer, como ele mesmo havia feito, ao deslocar-se em suas aeronaves, em Paris, para assistir à ópera ou visitar amigos.

Infelizmente, não pôde o realizador do sonho de Ícaro acompanhar a evolução vivida pela aviação, que se tornou importante meio de encurtar distâncias e de aproximar os povos, facilitando a integração social, política e econômica das nações.

Quando veio a falecer, em 1932, não podia sequer imaginar que uma pequena empresa, recém-criada no Rio Grande do Sul, com o nome de S. A. Empresa de Aviação Aérea Rio-Grandense, haveria de se tornar não só uma das maiores empresas do País como também a maior empresa de aviação comercial da América Latina e uma das líderes do mercado mundial.

De Santos Dumont até a VARIG de hoje, a história da aviação comercial tem a marca do gênio, da criatividade, da inteligência, da perseverança e da versatilidade brasileira. É uma história vitoriosa e nobre, motivo de orgulho para o Brasil e, de modo muito especial, para o Rio Grande do Sul.

Senhoras e Senhores, é com esse orgulho que hoje esta Casa homenageia a VARIG pelos setenta e cinco anos de existência, por sugestão do preclaro Ver. Haroldo de Souza, a quem saúdo e cumprimento pela iniciativa.

Porto Alegre pode ser considerada o berço da VARIG, pois foi numa pequena sala da Associação Comercial desta Cidade, cuja entidade, nesta solenidade, Carlos Gastão Gonçalves representa, que se realizou a memorável reunião entre homens idealistas, audaciosos e sonhadores, liderados por Otto Ernest Mayer, que se converteria na decolagem do principal e mais importante capítulo da história do transporte aéreo brasileiro.

Daí o nosso orgulho pela história da VARIG, que se constitui em uma verdadeira epopéia de homens e máquinas, onde o nome Ruben Berta, o primeiro funcionário e seu Presidente de 1941 a 1966, destaca-se não apenas como um símbolo, mas como um exemplo de desprendimento e dedicação à organização. Porto Alegre, através de seus Vereadores, únicos e legítimos representantes da vontade do povo desta Cidade, particularmente da Bancada do Partido Progressista Brasileiro, por meu intermédio e em nome dos Vereadores João Antonio Dib, Pedro Américo Leal e Beto Moesch, quer cumprimentar a VARIG e manifestar a seus dirigentes, suas tripulações, suas equipes de administração e manutenção, enfim, a toda a sua eficiente equipe de colaboradores, o orgulho que sente por essa empresa gaúcha e brasileira, cujas aeronaves já transportaram mais de duzentos e dez milhões de passageiros em mais dois milhões e quinhentos mil vôos, percorrendo uma trajetória equivalente a mais de doze mil e duzentas viagens à lua.

Parabéns à VARIG, essa exemplar empresa de capital privado que atua nos mercados nacional e internacional, utilizando a qualidade, a segurança e a rentabilidade como pilares essenciais do sucesso a que não abdica jamais.

Parabéns pelo empenho que aplica no fortalecimento do mercado, emulando a livre iniciativa e o aperfeiçoamento no sistema de transportes aéreos. Parabéns pelos empregos que produz, pelos impostos que paga, pelo desenvolvimento que estimula, pelos serviços que presta, pelo desenvolvimento de pessoas que disponibiliza, por sua contribuição social e econômica a nosso País. E o nosso desejo de que seja perene essa trajetória vitoriosa que hoje completa setenta e cinco anos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Fernando Záchia está com a palavra e falará em nome do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e do Partido da Social Democracia Brasileira.

 

O SR. FERNANDO ZÁCHIA: Sr. Presidente e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Inicialmente, justifico, tenho dois cunhados que são pilotos da VARIG, o meu sogro é ex-piloto da VARIG e tenho o orgulho de ser casado com a neta de Ruben Berta. Tenho essa relação dentro da empresa com a família, e sempre, através de histórias da minha sogra, do meu sogro, conheci as dificuldades naturais iniciais da VARIG, uma empresa pequena, que com o seu crescimento, com as dificuldades de uma empresa porto-alegrense, gaúcha, expandindo-se no Brasil e sendo referencial do mundo. Depois, a vida levou-me, como dirigente de futebol do Internacional, a viajar pelo Brasil e pelo mundo, e, com orgulho sempre, fora do Brasil, a VARIG servia como referencial; sempre quando nós nos identificávamos como brasileiros, a VARIG, para a relação que tínhamos com aquele país, era um referencial importante, e aí ficava na figura posterior de Vereador, imaginando a importância que a homenagem que o Ver. Haroldo de Souza propõe, para que possamos comemorar os setenta e cinco anos da VARIG, uma empresa que tinha lá o seu objetivo inicial, uma empresa porto-alegrense, uma empresa gaúcha, uma empresa brasileira.

Quanto cresceu a VARIG, quanto levou-nos ao mundo, quanto projetou a nossa Cidade e o nosso Estado! Claro que isso não foi feito, inicialmente, pelo Sr. Otto, não foi feito pelo Sr. Ruben, foi feito pela sua história, pelos seus funcionários.

A VARIG tem esse sucesso, e lá no seu início foi dito sobre a política e o conceito da empresa, mas os funcionários, ao longo desses setenta e cinco anos, souberam fazer isso com uma exemplar exatidão. A participação dos funcionários da VARIG no comando, na fundação, mas também no comando da empresa, fez com que eles valorizassem essa empresa como se de fato fosse deles. Eu penso que está aí, talvez, parece-me, o grande segredo do sucesso da VARIG. A conseqüência da qualidade do serviço, da qualidade dos vôos, do atendimento, do conceito da VARIG sempre iniciou nessa relação com o seu quadro funcional. Quando constatamos, nós, homens públicos, que ficamos sempre preocupados sempre, Ver. Carlos Alberto Garcia, que o bem-estar da sociedade seja permanente, eu penso que a VARIG nos dá um exemplo. Essa relação, essa justiça social interna dos seus funcionários, essa relação, essa justiça social interna dos seus funcionários, essa relação do cuidado e da atenção do serviço social para a família variguiana, para os funcionários, para os seus dependentes, é exemplar. Essa participação dos funcionários na fundação, com todos os benefícios que a fundação gera na expectativa e na realidade desses funcionários é um exemplo e foi servido como exemplo para que outras empresas, meu caro Diretor Hoffmann, pudessem seguir esse caminho. Penso que a VARIG está de parabéns, mas em especial estão de parabéns os seus colaboradores, os seus funcionários, aqueles homens que fizeram e fazem, ao longo de todos esses anos, a história da aviação brasileira, a história da aviação mundial, que orgulhosamente, para nós porto-alegrenses, a história da aviação começou aqui em Porto Alegre, começou com a VARIG, começou com a participação de todos os seus funcionários e, principalmente, de todos os seus colaboradores. Então, a todos, os meus cumprimentos e, em um momento de uma reflexão, eu acho que os senhores e as senhoras podem sem dúvida alguma participar ou compartilhar dessa alegria. Os senhores e as senhoras fizeram e fazem parte do sucesso dessa empresa. Parabéns a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Isaac Ainhorn está com a palavra em nome da Bancada do PDT.

 

O SR. ISAAC AINHORN: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Esta oportunidade, a partir da iniciativa do Ver. Haroldo de Souza, é extremamente importante, esta homenagem à Viação Aérea Rio-Grandense. E para nós, do PDT - e eu falo em meu nome, do Ver. Nereu D’Avila, do Ver. Ervino Besson, do Ver. João Bosco Vaz, do Ver. Humberto Goulart -, para nós tem um significado todo especial, pura e obviamente por duas razões: de um lado, pelo nosso bairrismo, que ainda é uma coisa muito presente, é o orgulho dessa empresa gaúcha, nascida aqui, em 1927, e que completa setenta e cinco anos, com a primeira rota: Rio Grande/ Pelotas/ Porto Alegre, e curiosamente numa das regiões que mais enfrenta problemas do ponto de vista econômico. Mas para nós do Partido Democrático Trabalhista tem um significado todo especial. Digo isso, porque, em inúmeros momentos, tive a oportunidade de privar de alguns depoimentos, ainda no exílio do Dr. Leonel Brizola e do Dr. João Goulart, e testemunhar o carinho que esses homens públicos sempre tiveram com relação à VARIG, e também à sua história, seus dirigentes e, muito especialmente, ao Dr. Ruben Berta.

Recordo-me um dos depoimentos, e esta intervenção serve para registrar nos Anais desta Casa a referência da rota Porto Alegre-Buenos Aires, conquistada nos idos de 50 com a intervenção do Dr. Getúlio Vargas, e o Dr. Brizola foi a Buenos Aires com o Dr. Ruben Berta para audiência especial com o então Presidente da Argentina Juan Domingo Perón, na busca da autorização para essa rota, Porto Alegre-Buenos Aires. Tudo isso faz parte da história do Rio Grande, da história da VARIG, da história da aviação e diz muito próximo a toda esta história, ao ponto do Presidente nacional do nosso Partido ter uma identidade que ele se orgulha muito de usar e exibir, que é uma carteirinha singular da VARIG, que lhe permite viajar permanentemente nos vôos da VARIG, sem pagar a tarifa; porque para cada isenção, para cada gratuidade há um custo, os senhores sabem, na tarifa do transporte.

Mas queria referir a importância de toda essa história - mas o tempo não me proporciona -, a figura importante de Ruben Berta nesse processo de história da VARIG; é tão importante, é tão presente que aí se confunde a própria VARIG com a história de Ruben Berta, que ele foi destacado como uma das “Personalidades que Marcaram o Século XX no nosso Estado”. Isso ocorreu há alguns anos, por iniciativa do jornal Zero Hora, e é uma referência fundamental na história empresarial da nossa Cidade, do nosso Estado.

Relembro aqui o fato ocorrido em 1957, quando Ruben Berta foi indicado como “Homem de Visão” daquele ano, pela revista Visão, homenageando a VARIG e  toda a aviação brasileira quando a ele se referiam como “O gaúcho que plantou a bandeira brasileira no coração de Nova Iorque”.

Eu teria muito mais questões para falar. Sou signatário de um estudo aqui desta Casa - já há algum tempo - e gostaria de convidar o Ver. Haroldo de Souza para ser autor dessa proposição de instituir o Prêmio Funcionário Destaque Ruben Berta, aqui nesta Casa. Homenageamos escritores aqui nesta Casa, homenageamos inúmeras figuras em várias áreas do conhecimento, ciências, tecnologia. E está na hora de reconhecermos, no mês de maio, coincidindo com uma das experiências de sucesso que é a Fundação Ruben Berta. Apesar das dificuldades e dos obstáculos que a VARIG passa, e nós sabemos que não é uma dificuldade inerente à VARIG, é uma dificuldade inerente à aviação comercial no mundo inteiro, nós temos que prestigiar esse tipo de trabalho singular, revolucionário, que criou um caminho extremamente importante do ponto de vista de gestão social. Gostaria de, numa próxima oportunidade, trazer uma consulta que Ruben Berta fez ao iminente trabalhista Alberto Pasqualini, pedindo seu parecer para formular a criação de uma das mais extraordinárias experiências de gestões de natureza social e socializante que é a Fundação Ruben Berta. Essa é uma experiência extraordinária, singular e que tem de ser muito aprofundada; com uma visão profunda de justiça social e que não está enraizada numa burocrática, ultrapassada e superada visão, muitas vezes, tão-somente estatizante.

A VARIG, com todas as dificuldades, nesse seu 75.º aniversário, gaúcha, é uma das experiências mais extraordinárias em termos de gestão social e socializante que nós temos em nosso País e, quiçá, no mundo inteiro. Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Raul Carrion está com a palavra pelo Partido Comunista do Brasil.

 

O SR. RAUL CARRION: Sr. Presidente e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Há setenta e cinco anos foi introduzida a aviação comercial no Brasil, através da Fundação da VARIG - Viação Aérea Rio-Grandense. Iniciativa pioneira, na pátria de Santos Dumont, de desbravadores de larga visão que madrugaram na área da aviação. Verdadeiros aventureiros do progresso que se arriscavam, na infância da aviação, rasgando os céus em aeronaves, com pouquíssimos recursos técnicos, arriscando a própria vida. Ao comemorar a saga desses setenta e cinco anos da VARIG nos vem, inevitavelmente, à memória, a figura do grande escritor e piloto francês Saint-Exupèry e de seus livros: Terra dos Homens, Vôo Noturno, Correio do Sul, Piloto de Guerra, entre outros, onde narra, com tanto humanismo, a epopéia desses homens que desbravaram a aviação. Ele mesmo, desaparecido em um vôo em missão de guerra.

Da mesma forma é impossível falar na aviação no Brasil sem destacar a contribuição dada pela VARIG ao passado, ao presente e, certamente, ao futuro da nossa pátria. O próprio desenvolvimento econômico brasileiro é inseparável da trajetória vitoriosa da VARIG. Empresa conhecida e respeitada internacionalmente, um dos símbolos do nosso País no mundo. A maior empresa de transporte aéreo da América Latina, transportando quase doze milhões de passageiros ao ano, atendendo a dezoito países de quatro continentes, além de trinta e seis cidades dentro do Brasil.

Hoje, em conseqüência das políticas neoliberais que vêm destruindo as economias dos chamados países periféricos, como o Brasil, levando à sua desindustrialização e desnacionalização, mesmo um colosso como a VARIG enfrenta dificuldades econômicas; pois operando internacionalmente enfrenta custos financeiros, tributários e operacionais muitas vezes superiores aos da concorrência. Por isso mesmo, impõe-se um novo rumo para o Brasil, que rompa com a atual lógica neoliberal que já levou a Argentina, o México e tantos outros países para a falência.

Um outro Brasil é possível, com um outro modelo de desenvolvimento, baseado no mercado interno e na poupança interna, que implemente políticas públicas, que amparem as empresas genuinamente nacionais como a VARIG - por isso lutamos. Parabéns, em nome da Bancada do PC do B, um forte abraço e longa vida a VARIG! Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Ver. Carlos Alberto Garcia está com a palavra em nome do PSB.

 

O SR. CARLOS ALBERTO GARCIA: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Uma saudação especial também às agências de turismo, que levam essa mensagem do dia-a-dia e fazem com que as pessoas cheguem até a VARIG.

Muito aqui se disse, e eu sou o último parlamentar a falar, sobre os setenta e cinco anos da VARIG, mas quero resgatar alguma coisa sobre o Sr. Ruben Berta, que nunca foi um atuante na política, mas sempre fez política própria e soube ser socialista como ninguém. Doou as ações da empresa; criou a Fundação Ruben Berta e doou as ações aos funcionários para que eles próprios pudessem gerir a empresa. Esse é um dos modelos que se busca, mas poucos são aqueles que o conseguem atingir.

Vou tentar falar de algo que não se falou até agora. Eu, pelo menos, cada vez que viajo pela VARIG, gosto de ler a revista Ícaro e, neste ano, tive a oportunidade de ler a epopéia, contando a sua primeira viagem, que levou vários tempos, porque foi parando em diversos lugares.

Mas a VARIG tem uma qualidade, a qualidade dos serviços, do atendimento de seus funcionários, do atendimento de bordo, que é característica da marca VARIG, e a qualidade da promoção do homem, da carreira, da ascensão e da aspiração. A VARIG é um dos poucos lugares em que as pessoas permanecem, às vezes, toda a vida, o que é coisa rara, principalmente, no mundo atual.

Poderíamos, também, dizer que, se fizéssemos uma pesquisa sobre empresas de aviação, imediatamente surgiria a empresa VARIG. Mas nós estamos vivendo um novo tempo, e o dia 11 de setembro de 2001 foi um divisor de águas. As pessoas, o mundo começou a ter medo, mas as agências tiveram a sensibilidade de mostrar que existe medo, que existe angústia, mas que voar ainda é o meio mais seguro e mais rápido de se comunicar pessoalmente. É por isso que, dentro dessa visão, o tempo urge, mas podemos dizer que “voar é preciso”. E se voar é preciso, então podemos usar um velho refrão que a VARIG tem: “O jeito VARIG de voar.” Parabéns a essa empresa que, ao longo de seus setenta e cinco anos, tem mostrado a capacidade de gerir e de buscar novos empregos, mas principalmente a visão de humanização. Parabéns a todos vocês que atuam na VARIG. Muito obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): O Sr. Norberto Hoffmann, Diretor Regional da VARIG, está com a palavra.

 

O SR. NORBERTO HOFFMANN: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) (Lê.) “A VARIG é considerada pioneira, ao fazer setenta e cinco anos com a mesma disposição e fé que levaram seus fundadores a criá-la em 1927. Nessa data a aviação comercial alça seus primeiros vôos no mundo. No Brasil, navega entre o sonho e a ousadia, até que numa pequena sala da Associação Comercial de Porto Alegre uma reunião de idealistas, mais audaciosos que sonhadores, tendo à frente Otto Ernest Meyer, o criador da VARIG, marca a decolagem do principal e mais importante capítulo do transporte aéreo brasileiro.

Nesse dia nascia a S/A Empresa de Viação Aérea Rio-Grandense, a VARIG, cuja certidão de nascimento, os estatutos da empresa, aprovados pelos primeiros acionistas, era não mais do que um documento com vários propósitos e muitas assinaturas, símbolos de compromissos pela construção de um ideal, que a história provou ser nobre e que é motivo de orgulho para o Brasil e para os brasileiros.

Do primeiro avião, o Atlântico, que transportava nove passageiros a 180 km/h, ao Boeing 777, que hoje é o avião comercial mais moderno do mundo com capacidade de transportar mais de trezentos passageiros a uma velocidade de quase 1.000 km/h conta-se uma verdadeira epopéia de homens e máquinas, e onde o nome de Ruben Berta - o primeiro funcionário da VARIG, e seu Presidente de 1941 a 1966 - destaca-se não apenas como um símbolo, mas como um exemplo de desprendimento e de dedicação.

A VARIG começou com uma linha de apenas 270 km - Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande -, que no seu primeiro ano de atividade realizou oitenta e cinco vôos, transportou seiscentos e cinqüenta e dois passageiros e voou duzentas e dez horas. Atualmente, em conjunto com a Rio-Sul e a Nordeste, opera a maior e a mais completa rede de linhas do Brasil, servindo cento de dez cidades. Para o exterior voa diretamente para vinte e sete destinos em dezoito países em quatro continentes. E a partir do seu ingresso na Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo, passou a oferecer maiores facilidades para o seu passageiro, que agora pode alcançar com rapidez e conforto qualquer ponto do globo terrestre.

Hoje, setenta e cinco anos depois, a pioneira VARIG - primeira empresa de aviação comercial do Brasil - ostenta números que a consagram como a maior companhia do País e da América Latina e uma das líderes do mercado mundial: nesses setenta e cinco anos de existência transportou mais de duzentos e dez milhões de passageiros, voou mais de sete milhões de horas, realizou mais de dois milhões e quinhentos mil vôos, e seus aviões deram cerca de cento e quinze mil voltas ao redor da terra.

Além de brilhar na fuselagem dos modernos aviões pelos céus do mundo, a marca VARIG tornou-se sinônimo de aviação entre brasileiros e paradigma de qualidade entre passageiros do mundo inteiro. Mais do que isso: é um dos símbolos do Brasil mais respeitados no exterior.

Os setenta e cinco anos de fundação da VARIG são, assim, um acontecimento que não se limita ao âmbito da empresa, mas tem amplitude nacional por estar ligado ao início da aviação comercial brasileira que nasceu com ela. Por isso, está festejando a data com a mesma fé, o mesmo vigor e a mesma ousadia que marcaram os seus primeiros passos. Sua trajetória na indústria da aviação comercial prova que os acionistas pioneiros estavam certos em acreditar e apostar na empresa. E os principais indicadores da economia globalizada sinalizam aos acionistas de hoje que é hora de decolar para outros desafios e novos horizontes.

A VARIG vem cumprindo ao longo desses anos um compromisso assumido com o País: quando uma empresa brasileira – e sobretudo gaúcha - faz sucesso no exterior, quem faz sucesso é o Brasil.

Com esse breve relato, em nome da VARIG e de todos os seus colaboradores, os presentes e os não-presentes, queremos agradecer esta especial homenagem prestada pela Câmara Municipal de Porto Alegre.” Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Convidamos a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Rio-Grandense.

 

(Ouve-se o Hino Rio-Grandense.)

 

Estão encerrados os trabalhos da presente Sessão.

 

(Encerra-se a Sessão às 18h24min.)

 

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